60 anos da Carta de Veneza A demolição da estação ferroviária de Sorrento Rosário, Província de Santa Fé, Argentina
DOI:
https://doi.org/10.35305/tpahl.v21i1.251Palavras-chave:
Estação Sorrento, Rosario, declaração, património ferroviário, demoliçãoResumo
A estação Sorrento da Ferrocarril de Santa Fe foi fundada no início da década de 1890 na cidade de mesmo nome, na província de Santa Fe, Argentina. A sua localização estratégica tornou-a um ponto de intercâmbio vital dentro da rede ferroviária, parte de um nó-chave ao norte da cidade de Rosário. Além disso, a sua escolha como centro operacional da Revolução Radical de 1905 simboliza o cruzamento entre a infraestrutura ferroviária e a militância política no início do século XX. A estação foi desativada para uso ferroviário, posteriormente declarada Monumento Histórico Provincial em 1994 e, um ano depois, Património Histórico e Cultural da cidade de Rosário. Somente em 2014 foi elaborada uma licitação pública para a restauração do interior e do exterior da estação; no entanto, o edifício foi demolido em 2022, apesar da declaração e da licitação fracassada. O objetivo deste artigo é apresentar sua demolição como um caso exemplar de ações contrárias às leis que protegem bens culturais.
Downloads
Referências
Badaloni, L. (2011). Trenes, estaciones y ordenamiento ferroviario. En Historia del Transporte Público de Rosario (1850–2010), pp.313-321. Rosario: Editorial Municipal Rosario.
Ferrer, A., y Fernández Priotti, C. (2001). Ferrocarriles en Rosario. Rosario: Asociación Amigos del Riel.
López, M. J. (2007). Un sistema ferroviario con empresas privadas extranjeras y control estatal, 1887–1916 (Cap. 2). En M. J. López & J. E. Waddell (Comps.), Nueva historia del ferrocarril en la Argentina: 150 años de política ferroviaria, 55-102. Buenos Aires: Lumiere.
Maggi, R. (2005, octubre). Preservación de los bienes culturales del transporte en la provincia de Santa Fe. Ponencia presentada en la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales del Rosario, Universidad Católica Argentina.
Maggi, R. y C. Pasquali (2023). La des-protección del patrimonio ferroviario: las estaciones de la ciudad de Rosario, Argentina. Propuestas de gestión patrimonial. Revista Teoría y Práctica de la Arqueología Histórica Latinoamericana. Vol. 17, 99-118.
Mazzei, D. (2005). La revolución radical de 1905: una lectura política del fracaso. Ponencia presentada en el Congreso de Historia Argentina Contemporánea, Universidad de Buenos Aires. Facultad de Filosofía y Letras, UBA.
Molina, M. (2017). La legislación argentina para la protección del patrimonio cultural sancionada en el marco del art. 41 de la Constitución Nacional. Revista sobre patrimonio cultural, regulación, propiedad intelectual e industrial 9, 24-60
Regalsky, A. M. (2007). Las compañías francesas de ferrocarriles en la Argentina, 1887–1930 (Cap. 2, segunda parte). En M. J. López y J. E. Waddell (Comps.), Nueva historia del ferrocarril en la Argentina: 150 años de política ferroviaria, pp. 341-394. Buenos Aires: Lumiere.
Schávelzon, D. (2008). Mejor olvidar: La conservación del patrimonio cultural argentino. Buenos Aires: Editorial De los Cuatro Vientos.
Tartarini, J. (2001). La arquitectura ferroviaria. Buenos Aires: Ediciones Colihue S.R.L.
Waddell, J. E. (2007). De la nacionalización a los planes de modernización, 1947–1976 (Cap. 4). En M. J. López y J. E. Waddell (Comps.), Nueva historia del ferrocarril en la Argentina: 150 años de política ferroviaria, pp.157-207. Buenos Aires: Lumiere.
Cartografía
Central Argentine Railway Map of the Argentine Railways (1911), Library of Congress.
Documentos
Archivo Ministerio de Gobierno, Sección Gobierno, 1887, Tomo 88, Exp. 022.
Hancock, R. (1899). Libro de diagrama de empalmes. Buenos Aires: Compañía Sudamericana de Billetes de Banco.
Memoria de la Dirección General de Ferrocarriles Provinciales de Santa Fe 1884-1890.
Links
Comité Internacional para la conservación y defensa del Patrimonio Industrial (TICCIH)
https://ticcih.org/about/icomosticcih-memorandum-of-understanding/
https://ticcih.org/about/about-ticcih/dublin-principles/
Consejo Internacional de Monumentos y Sitios (ICOMOS)
https://icomos.es/wp-content/uploads/2020/01/venice_sp.pdf
Revista Caras y Caretas (1905). Año 8, Nº332.
https://www.bne.es/es/colecciones/hispanoamerica/caras-y-caretas
La Gaceta Arquitectura (último acceso: 10 de julio de 2025)
Horizonte Ferroviario (2015). Estación Rosario (F.C.S.F.). https://horizonteferroviario.blogspot.com/2015/07/estacion-rosario-fcsf_7.html
Faravelli Trossero, C. A. (2012). Demuelen la vieja estación La Bajada. [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=IY_T24hxqzs (Último acceso: 11 de julio de 2025).
Normativas
Licitación pública. Restauración de la Estación Sorrento. Calle Cabo Álvarez y Siria. Mayo 2014. Secretaría de Planeamiento. Rosario.
https://www.rosario.gob.ar/normativa/visualExterna/normativas.jsp
https://www.argentina.gob.ar/trenes-argentinos-infraestructura/institucional/normativa